Editora: Franco
Autor: Ana Maria de Andrade
Ilustrador: Ana Maria de Andrade
Sugestão: 6 a 8 anos
Acabamento: Brochura
Formato: 25x17 cm
Número de páginas: 16
ISBN: 978-85-7671-092-9
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO INFANTIL
Á GUA VIVA
Temas abordados: Ecologia, natureza.
Temas transversais: Meio ambiente: o ser humano interagindo com a natureza impedindo sua destruição.
O livro “Água Viva” pode ser adotado tanto para classe da Educação Infantil, quanto para classes do Ensino Fundamental. Nesta ficha de sugestões, você professor, irá encontrar atividades diversas, as quais devem ser adaptadas de acordo com a faixa etária. Destacam-se pontos de interesse, presentes na narrativa e nas ilustrações, que possibilitam motivar diferentes estudos, nas diferentes áreas disciplinares.
- Educação Ambiental (Ciências)
- Montagem do aquário em sala de aula – destaque para as plantas e animais que vivem na água. Pesquisa sobre a diferença entre os mares, rios e lagos - animais de água doce e salgada, diferenças entre o siri e o caranguejo (pág 16). Estudo dos animais aquáticos, as partes do seu corpo, sua alimentação, reprodução e hábitos.
- Pesquisa dos animais que correm risco de extinção e montagem de painéis e/ou álbuns de figurinhas – destaque para a baleia (capa).
- Pesquisa dos animais anfíbios, que podem respirar na água e na terra, e montagem de painéis e/ou álbuns de figurinhas – destaque para o Saposo (pág. 7).
- Pesquisa do tempo de decomposição do lixo jogado na água e montagem de painéis utilizando sucata para a demonstração.
- Criação do ponto de coleta seletiva dentro da escola. Promoção de campanha da prática dos 3Rs entre as crianças, familiares, professores e funcionários. Parceria com as cooperativas de reciclagem da região e/ou famílias de catadores de lixo, para o encaminhamento correto do material reciclável.
- Experiências e vivências que demonstram o ciclo da água:
Com a ajuda da professora, simular o ciclo da água com água quente em panela com tampa, demonstrando desde a evaporação até a condensação e precipitação na natureza.
Demonstração da presença da água dentro do nosso corpo. Respirar em frente ao espelho e notar a presença do vapor d’água.
Observar duas mudas de planta durante um período de tempo, uma com rega diária e outra sem água, comprovando a importância da água para os seres vivos. A mesma experiência pode ser realizada com sementes, observando-se a necessidade da água para a germinação.
Observação da água limpa e da água suja ao microscópio, demonstrando a presença de microorganismos na água poluída e o perigo desta à saúde das pessoas.
Vivenciar a filtragem da água através de filtro caseiro demonstrando à criança a sua importância para a saúde. Pesquisa das doenças que podem ser transmitidas através da água poluída.
- Geografia
- Pesquisa dos diferentes tipos de solos que compõem os rios, os mares e os lagos – rochas, areia, corais e conchas. Estimular a criança e a família a passear em locais que possuam tais ambientes e promover coleções de conchas e pequenas pedras.
- Construção da maquete do globo terrestre, utilizando massa de papel e/ou argila, demonstrando à criança como aconteceu a formação dos oceanos e rios. Na própria maquete destacar como acontece o assoreamento dos rios jogando-se lixo ou arrancando-se as plantas e pedras da sua margem. Excursões a locais que possuem rios poluídos e rios limpos são excelentes ferramentas para a criança vivenciar tais situações.
- Construção da maquete da cidade e do sistema de encanamento de água dos rios para as casas, demonstrando à criança como o lixo e a poluição podem chegar às suas casas.
- História
- Retrospectiva – Pesquisar os rios e/ou praias que ficam mais próximas à escola. Marcar entrevistas com a vovó e o vovô para que contem como eram estes ambientes no seu tempo de criança. Estimular a pesquisa de fotos e montar linha de tempo que mostre a ação do homem na natureza e os impactos ambientais.
- Fiscalização – Pesquisa dos órgãos fiscalizadores para a preservação do meio ambiente, estímulo ao exercício da cidadania, confecção da carteirinha “Amigo da Natureza”, incentivando as crianças a denunciarem as ações de destruição da natureza.
- Passeata pela Vida - Promoção de caminhada em defesa da água, dentro da própria escola ou no quarteirão, com distribuição de panfletos e uso de cartazes e faixas confeccionados pelas próprias crianças. Entrega de documento/relatório às autoridades do local, que reivindiquem melhorias no sistema de esgoto, coleta de lixo e preservação das águas.
- Ação Solidária – Promoção do Dia da Limpeza, reunindo crianças, familiares e amigos para mutirão de limpeza das ruas, rios ou mares próximos à comunidade.
- Matemática
- Cores das ilustrações – As cores foram utilizadas com base nos estudos da cromoterapia. O fundo das ilustrações acompanha os sentimentos expressos no contexto de cada uma das cenas.
- Formas – O papel usado para a técnica do Origami estimula o estudo das formas geométricas (Peixinho Dourado, Saposo e Caranguejo – quadrado/ Peixinho Rosa – Círculo).
- Coleções – Montagem da caixa de coleção de elementos naturais dos rios e mares – folhas, flores, pedras, sementes, gravetos, conchinhas. Associação dos elementos em conjuntos (com o auxílio de barbantes e lã colorida), contagem e operações simples.
- Artes Plásticas
- Origami, recorte e colagem – reprodução dos personagens e criação de outros;
- Pintura aguada – Uso da água para diluir tinta guache. Realizar a pintura com pincel ou soprando com canudinho.
- Pintura com aquarela – brincar com a mistura das cores.
- Pintura com tinta espumada - Misturar sabão em pó ou detergente com guache e pintar obtendo efeito “espuma”. Pode-se pintar com pincel ou pedaços de espuma, batendo-se levemente sobre o papel.
- Colagem - com areia e outros elementos naturais, reproduzindo os cenários da história e o fundo dos rios e mares.
- Confecção de brinquedos e objetos utilitários utilizando sucata, demonstrando à criança o reaproveitamento de materiais que são jogados no lixo.
- Confecção do papel reciclado – promover trabalhos de artes a partir do papel confeccionado (cartões, origamis, caixinhas), assim como objetos feitos de papel machê.
- Língua Portuguesa
- Imagens - Leitura da história somente por imagens;
- Recriar a história – em forma de prosa, em forma de poesia, em quadrinhos. Criar novos finais para a história;
- Livro da turma – coletânea de textos e desenhos dos alunos sobre o tema em questão;
- Jornal-mural – coletânea de matérias jornalísticas que dizem respeito à destruição do meio ambiente e ações preventivas. Promover matéria produzida pelos próprios alunos, dividindo a turma em equipe de reportagem.
- Recreação
- Corrida das bolas – Encher bolas com água e correr. Sai da brincadeira a criança que deixar a bola cair e estourar.
- Dia da Limpeza – As crianças levarão para a escola objetos, brinquedos e roupas para lavar. A atividade deve ser realizada em dia de sol, quando as crianças poderão usar roupa de banho e utilizar a mangueira para promover a limpeza de forma descontraída e divertida.
- Bolas de Sabão – Promover a brincadeira da bola de sabão, utilizando copinho descartável e sucata para confeccionar o aro para soprar.
- Dramatização – Dramatizar os bichinhos que vivem na água e promover brinquedos cantados com cantigas de roda alusivas ao tema: “Peixe Vivo”, “A Canoa Virou”, “Caranguejo Peixe É”, “O Anel” (Bia Bedran).
Jogos
Sugestões no site da autora: www.anamariadeandrade.com
Fale com a autora e envie seus trabalhos para publicação no site. ana@anamariadeandrade.com
Água Viva
- Editora: Franco Editora
- Autor: Ana Maria de Andrade
- Disponibilidade: Avise-me
-
R$ 30,00
Simulador de Frete
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |